Lifting de Face

São José do Rio Preto

Dr Danilo Chammas
Cirurgião Plástico

CRM: 134452 | RQE: 50228

Assista ao Vídeo

Agende sua consulta por whatsapp ou ligação.

Agende sua consulta por whatsapp ou ligação.

Perguntas e respostas sobre Lifting

O lifting é um termo derivado da palavra americana “lift” que quer dizer levantar, sendo usada para referir-se a procedimentos nos quais há um reposicionamento dos tecidos.

Portanto, o lifting facial é o procedimento no qual essas mudanças são realizadas na face para rejuvenesce-la ao eliminar a flacidez e o excesso de pele.

Lifting cervical tem como foco o tratamento completo da região da face e pescoço. Remove-se o excesso de pele e flacidez do pescoço, além de tratar a musculatura, realizando o posicionamento das estruturas faciais para proporcionar uma face mais jovial.

O procedimento viabiliza resultados bastante satisfatórios no que diz respeito ao levantamento da face e pescoço, melhora do contorno do rosto e ameniza os vincos e sulcos.

Devido ser um procedimento focado no rejuvenescimento, o lifting facial é recomendado para pacientes com envelhecimento facial mais avançado ou flacidez excessiva no rosto.

Diversos fatores influenciam o envelhecimento da face, como redução de componentes importantes, como colágeno, radiação solar, exposição à poluição, tendência genética, maus hábitos, como o cigarro, e outros.

Como resultado desse processo a face torna-se flácida, com sulcos profundos, rugas estáticas e dinâmicas, redução do tônus muscular e vincos.

Uma vez que corrige e ameniza esses sinais, o lifting facial é indicado quando o envelhecimento já está em um estágio mais avançado, não podendo ser corrigido por técnicas menos invasivas. Portanto, a cirurgia costuma ser realizada em pessoas com mais de 40 anos.

Um bom profissional não lhe afirmará quantos anos você rejuvenescerá e entendo que um bom resultado não lhe fará aparentar muitos anos menos, com a face completamente esticada e sim com uma aparência natural, saudável e descansada.

Fazemos o descolamento da pele dos músculos até as linhas previamente marcadas na face. Alguns pontos são dados na musculatura suspendendo e tratando a flacidez muscular. A pele é reposicionada e o excesso dela é retirado após leve tração.

Pode ser necessária uma cicatriz abaixo do queixo para correção da musculatura do pescoço, quando existe muita flacidez.

Nos casos de acúmulo de gordura na região da papada, também podemos realizar a lipoaspiração nesta região.

A maior diferença entre as duas cirurgias é o tamanho das cicatrizes, pois no Lifting os três terços da face (fronte, maçãs e pescoço) são tratados. Já no mini Lifting, somente um ou dois terços são tratados.

Elas passam pela parte da frente da orelha contornando-a por baixo, podendo entrar no couro cabeludo (nuca). Também podem atingir a parte superior, na região das têmporas, em alguns casos.

A extensão destas cicatrizes vai depender das regiões que serão tratadas e do grau de flacidez da pele.

A cirurgia tem como objetivo tratar a flacidez da face e não eliminar as rugas.

As rugas causadas pela mímica e os sulcos profundos vão necessitar de tratamentos complementares como preenchimentos, toxina botulínica (Botox) e peelings.

O inchaço maior acontece nos primeiros 15 dias. Recomendamos sessões de drenagens linfáticas que ajudarão na eliminação do excesso de líquido. Término total do inchaço após 6 meses.

Os curativos (em forma de “capacete”) são retirados após 24 a 48 horas, e o dreno, deixado na região posterior da orelha é retirado depois de 3 a 4 dias sem causar dor.

Os resultados finais do lifting facial ficarão mais evidentes quando o inchaço melhorar, o que pode demorar até seis meses para ocorrer.

Manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição solar, usar sempre o protetor solar, realizar procedimentos estéticos regularmente (como bioestimuladores faciais) são recomendações para que os resultados da cirurgia facial sejam mais duradouros.

Após a cirurgia é comum a presença de edemas e hematomas que podem ser amenizados com uma bandagem específica.

Os cuidados no pós-operatório do lifting facial são recomendados para minimizar o inchaço, equimoses e a sensibilidade. Entre as condutas indicadas estão:

  • Tomar apenas os remédios prescritos pelo médico que podem incluir analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios;
  • Dormir de barriga para cima, preferencialmente com dois travesseiros para que o tronco e cabeça fiquem mais elevados, reduzindo o inchaço;
  • Fazer sessões de drenagem linfática como recomendado pelo cirurgião plástico. Normalmente elas têm início três dias após a operação;
  • Evitar o uso de dermocosméticos na primeira semana após a cirurgia;
  • Não mexer no local da incisão para evitar problemas na cicatrização

Veja outros tratamentos

Cirurgia de Pálpebras

Rinoplastia

Otoplastia