Toxina Botulínica

São José do Rio Preto

Dra. Aline M. Franzotti Chammas
Dermatologista

CRM: 134350 | RQE: 49830

Assista ao Vídeo

Clique para agendar

Perguntas e respostas sobre Toxina Botulínica

A aplicação da toxina botulínica  é feita através de pequenas injeções nos locais a serem tratados. Ao se fazer a aplicação no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica se liga a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos que partem do neurônio em direção ao músculo. Assim, a sua contração não acontece, relaxando a musculatura.

Esse processo faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, ao relaxar esses músculos impedem as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, o que tem grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação  no rosto, como para o tratamento das rugas.

Rugas da testa, sobrancelhas e pés-de-galinha podem ser amenizados com a aplicação.

Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem ser submetidas a esse procedimento.  O procedimento não deve ser realizado em pacientes que estiverem usando antibióticos tipo aminoglicosídeos ou que tenham doenças neuromusculares.  Substâncias à base de ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, Sonrisal e outros), vitamina E (na dose maior que 400 mg/dia) e Ginkgo Biloba podem favorecer a formação de pequenos hematomas nos locais de injeção.

Além da utilização para tratamento de rugas, também pode ser utilizado para suor excessivo em axilas, mãos e pés; tratamento de rosácea, cicatrizes e corrigir sorriso gengival.

O efeito começaria a ser mais evidente após o início do tratamento, em 48-72 horas, atingindo o efeito máximo em cerca de 10 a 14 dias e podendo levar um prazo maior para apresentar efeito. A duração do efeito clínico é variável, dependendo do metabolismo e dos hábitos de cada paciente, das áreas tratadas, com duração média de três a quatro meses. Podendo variar de acordo com a pele do paciente, a idade, a dose aplicada e o planejamento do médico.

A dor da aplicação é bem pequena. Um creme anestésico ou uma compressão com gelo podem diminuir substancialmente essa dor e isso é feito antes do procedimento para o conforto do paciente. A medicação é injetada com agulhas muito finas nas regiões dos músculos a serem paralisados.

Não, pois os cremes só agem na superfície da pele e os músculos são mais profundos. Além disso, nenhum desses cremes possui a toxina botulínica do tipo A em sua formulação.

  • Não massagear a região tratada para que não ocorra migração do produto para áreas não desejadas.
  • Evitar exercícios físicos no dia da aplicação.
  • Não deitar ou abaixar a cabeça nas quatro primeiras horas.
  • Evitar exposição ao sol.

Veja outros tratamentos

Bioestimuladores

Preenchedores